quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

IOGENERATION- Estado do Iodo em Portugal

O Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza Cardoso foi selecionado entre as escolas do Norte de Portugal para participar no Projeto “IoGeneration – Estado do iodo em Portugal: o papel da suplementação em idades escolares”, que tem a coordenação da Prof. Doutora Conceição Calhau.

O projeto Iogeneration tem o propósito último de consciencializar a população bem como os profissionais dos serviços alimentares escolares para a importância da ingestão adequada de iodo para a saúde, pretendendo desta forma contribuir também para a promoção de políticas e medidas de saúde pública que reduzam as desigualdades nutricionais. Neste âmbito, os objetivos do projeto Iogeneration são especificamente:
- Avaliar os níveis de iodo em crianças portuguesas (6-12 anos) em escolas do norte de Portugal;
- Relacionar os níveis de iodo com indicadores de desenvolvimento cognitivo;
- Monitorizar a utilização de sal iodado nas cantinas e domicílios e o consequente impacto na saúde;


O projeto IoGeneration é conduzido por uma equipa multidisciplinar de investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

As turmas participantes no estudo foram previamente selecionadas através do sistema de amostragem complexo, e estão indicadas no quadro abaixo.
.

Identificação da escola
Identificação da turma participante
Escola Básica Amadeo Souza Cardoso
Terceira das quatro turmas do 6º ano
Escola Básica de Avenida, Ataíde
Única turma do 4º ano
Escola Básica de Igreja, Vila Caíz
Primeira turma do 3º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário